CANAL QPP

Qualidade na Prática Pedagógica

A 30ª edição do Programa de Formação Cultural, no dia 30 de maio de 2015 foi um sucesso! O ponto de encontro foi a Estação Carandiru do Metrô. Embarcamos em 3 ônibus fretados ...

formação cultural

... em direção ao Parque Estadual Cantareira - Núcleo Engordador.

No trajeto de ida e no de volta tomamos um lanche, ouvimos as explicações dos monitores sobre os bairros que atravessamos e as peculiaridades do caminho. Chegando, o grupo todo se reuniu em frente à Casa da Bomba.

Estreando nosso megafone, dei boas-vindas aos participantes. Passei a palavra para o Fabiano Garcia, que fez uma exposição sobre a importância do Parque como reserva florestal, a história do Núcleo Engordador, a implantação do sistema de abastecimento de água na cidade de São Paulo, as características da Serra da Cantareira e da Mata Atlântica.

Em seguida nos dividimos em 5 subgrupos e, acompanhados pelos monitores, pudemos conhecer: a Casa da Bomba (construída em 1894, abriga duas bombas que impulsionavam a água para os canos), o Centro de Visitantes (com uma maquete do Parque e alguns exemplares de animais encontrados na região), a represa do Engordador (primeira a ser construída em São Paulo) e a trilha do Macuco (que fica às margens do córrego Currupira).

O dia nos reservou ótimas surpresas:

  • Não choveu, após uma semana chuvosa na cidade.
  • O tempo estava fresco e não muito quente.
  • Tivemos um recorde de participantes: 127!!!
  • A beleza e a importância histórica do parque!
  • No final do passeio recebemos a visita de macacos bugios. Pena que não consegui fotografar!
  • O lanche não foi feito da forma tradicional e o cardápio foi aprovado!

Foi uma manhã de sábado muito agradável e proveitosa. Em outubro tem mais!

                                                                                                                             Vera Alves

Share
Share