BRINCAR, BRINCADEIRA e BRINQUEDO, direito da criança SEMPRE 09/10/15

Legenda e crédito da foto: Fotos do acervo do Projeto Cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA
Na próxima segunda feira, 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança. Mas será que temos bons motivos para comemorar se os direitos básicos das crianças não são respeitados?
Por exemplo, o direito ao brincar.
Associar criança pequena ao brincar, ao brinquedo e à brincadeira parece algo até obvio. Mas foi justamente a negação desse direito, para boa parte das crianças do mundo, que fez com que a ONU incluísse esse item na Declaração dos Direitos da Criança.
BRINCAR É DIREITO DA CRIANÇA desde bebê, um direito que deve ser respeitado e garantido em todos os lugares do mundo.
Esse é um dos motivos que nos levou a criar o Programa QPP/Qualidade na Prática Pedagógica, em 2012, que tem como objetivo produzir conteúdos que levem ao aprimoramento das práticas pedagógicas nas creches.
A partir de agora, esses conteúdos serão postados no site do Instituto Girassol - Educação Infantil e Pesquisa, na área do CANAL QPP.
Na nova sessão BRINQUEDO disponível em http://www.institutogirassol.org.br/canais/385/293 , você poderá conferir nossas dicas e informações sobre pressupostos e atitudes que contribuem para a qualidade das brincadeiras infantis, o que é um brinquedo bom, do que os bebês e as crianças gostam, orientações de uso e manutenção dos brinquedos, critérios para aquisição de brinquedos e muito mais!
Você pode também imprimir ou projetar os textos em reuniões pedagógicas ou de pais, em trabalhos na faculdade e compartilhar com colegas.
Entre no site, comente e aproveite os conteúdos postados!
Vamos juntas(os) fazer o DIREITO À BRINCADEIRA valer não só no Dia da Criança, mas em todos os dias.