ROTINA = monotonia. Ter muito tempo para comer, ou dormir, ou apenas ESPERAR. Ter pouco tempo para BRINCAR. Essa é a realidade das crianças da creche quando…. 14/10/15

educação infantil, creche, formação de profissionais de educação infantil, criança 0 a 6 anos, pedagogia da educação infantil

crédito da foto: arquivo do Projeto cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA.

ROTINA = monotonia. Ter muito tempo para comer, ou dormir, ou apenas ESPERAR. Ter pouco tempo para BRINCAR. Essa é a realidade das crianças da creche quando a distribuição das atividades do dia a dia é definida sem uma reflexão sobre as necessidades reais dos bebês e das crianças pequenas. Ou quando as comodidades e os interesses dos adultos se sobrepõem aos das crianças.

Você já parou para pensar sobre a quantidade de tempo que as crianças têm para brincar durante o período em que estão na creche? E quanto tempo elas passam se alimentando? E escovando os dentes, indo ao banheiro, ou lavando as mãos? E sem fazer nada, apenas ESPERANDO a comida que vai chegar, mas ainda não chegou?

Já pensou quantas atividades os adultos fazem, que elas mesmas poderiam realizar de forma independente?

Inspiradas na bibliografia à época, entre 2001 a 2009 levamos adiante um estudo em 8 creches, quando descobrimos que o tempo de brincar era MUITO menor que todas as outras atividades realizadas!

Veja aqui o relato dessa experiência que alterou a rotina dessas creches e garantiu, para as crianças, mais oportunidades de brincar, criar, se divertir, ampliar seus conhecimentos e exercitar a autonomia frente ao adulto.

Share
Share