Como você conversa com as crianças quando vivenciam e/ou escutam notícias tristes e trágicas no rádio, na TV, no dia a dia? As perguntas que fazem merecem respostas corretas, sinceras e… 26/11/15

educação infantil, terrorismo, creche, formação de profissionais de educação infantil, criança 0 a 6 anos, pedagogia da educação infantil, europa, frança, síria, país, atentados em paris, isis, ei, islamismo, violência, instituto girassol educação infantil e pesquisa.

Crédito da foto/imagem: Reuters

Objetividade.

Os atentados registrados na cidade de Paris, capital da França, foram notícia no mundo todo. Com isso, volta à tona o tema da violência e da morte gratuita, inexplicável, injustificável de cidadãos inocentes. Sabemos que nossas crianças convivem com esses temas, de modo muito próximo, em seu cotidiano. Chacinas se registram com frequência em nossa cidade, infelizmente.

Abordar assuntos como esses com crianças pequenas de forma HONESTA, SIMPLES é a melhor forma de ser receptivo à natural curiosidade infantil.

Por sua vez, temos que incorporar a fantasia tão presente nas explicações que as crianças dão, nas justificativas que encontram, nos raciocínios que constroem.

Mas também temos que contrapor informações incorretas com as que julgamos corretas. Argumentos fundamentados ampliam a capacidade de articular o pensamento infantil, na medida em que apresenta novos elementos.

Reforçar o que parece correto na argumentação da criança favorece o desenvolvimento da autoestima e da confiança em si. Porém, perceber outros pontos de vista é crucial para aprender a levar em conta outros modos de viver e de pensar, fortalecendo o exercício da tolerância.

O vídeo que indicamos a seguir mostra pai e filho conversando sobre os atentados, prestando homenagem às vítimas. A argumentação do pai leva a criança a uma reflexão inusitada. Veja que bacana: https://www.youtube.com/watch?v=IM4V-Xd7FG0

Mais algumas dicas para você abordar o tema da violência, terrorismo e morte de pessoas inocentes:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/como-falar-sobre-terrorismo-com-as-criancas-veja-dicas

 

Share
Share