A ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS. Não existem registros exatos sobre a origem dos Jogos Olímpicos antigos, mas sim diferentes hipóteses sobre sua criação. 19/08/2016

rio de janeiro, grécia, educação infantil, creche, formação de profissionais de educação infantil, criança 0 a 6 anos, história das olimpíadas, origem das olimpíadas, grécia antiga, olímpia, olimpíadas 2016, atenas, brasil.

 

LEGENDA DA FOTO: Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga e eram celebrados na cidade de Olímpia.

imagem: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm

Alguns historiadores defendem que as Olimpíadas originaram-se há cerca de três mil anos atrás. Sabe-se que se realizavam na cidade de Olímpia, na Grécia. Por esse motivo a competição ganhou o nome de OLIMPÍADAS.

Já no plano do imaginário popular, uma das versões do mito que pretende explicar como esses jogos foram inventados atribui sua autoria ao herói grego Hércules. Filho do deus Zeus com uma mulher, Hércules foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. Após conseguir realizar feitos inéditos, considerados impossíveis, Hércules decidiu inaugurar um festival esportivo em homenagem a seu pai, Zeus. As competições eram vetadas às mulheres, que não podiam nem mesmo assistir às disputas, com exceção das sacerdotisas. As mulheres, contudo, tinham um torneio próprio, disputado pouco antes das Olimpíadas, no mesmo estádio de Olímpia e que era batizado de Heraea, uma homenagem a Hera, a esposa de Zeus.

As Olimpíadas por séculos caíram no esquecimento. Porém, na década de 1890 o pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertin, que acreditava na prática do esporte na sociedade contemporânea, principalmente entre os jovens, apresentou um projeto que previa o resgate dos símbolos das Olimpíadas antigas, como por exemplo, o acendimento da chama olímpica. Para que tudo fosse feito da melhor forma, a realização da primeira edição deveria ser na Grécia. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos aconteceram em 1896, na cidade de Atenas. A busca pela quebra de recordes torna-se uma forte característica da atualidade.

O que queremos ressaltar aqui é que, na nossa visão, as Olimpíadas devem ter como fundamentos básicos a união, a lealdade, o respeito e o desejo de superação. Assim, empenho, esforço, perseverança, disciplina, auto domínio nas infinitas horas de treino que antecedem os torneios, aliados à humildade nos momentos de derrota, são algumas das qualidades a serem cultivadas pelos atletas. Aqueles que conseguem se sobressair são admirados e se tornam heróis. Os mais especiais viram mitos, tal como Hércules. Seu exemplo inspira os demais colegas e as novas gerações. Diante deles experimentamos uma sensação de espanto com os feitos que acumulam. Renova-se a esperança na humanidade, ficamos orgulhosos em testemunhar esses episódios.

É muito bom sentir esse bem estar produzido com o sucesso das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, desde o espetáculo de abertura. Um gostinho especial de vitória a ser acrescentado ao nosso dia a dia, que precisa ser saboreado, porque pertence a todos nós, brasileiros, nesse momento.

Que tal se inspirar nessa experiência para incentivar nossas crianças na creche? Saber esperar pela vez é um desafio de auto controle desde bebê. Saber perder e saber ganhar, um treino de vida para quem está aprendendo a engatinhar ou andar. O fato de que para alguém ganhar é preciso alguém perder não pode ser o principal motivo das brincadeiras e jogos que envolvem competição, que devem também e principalmente, focar na cooperação. Quem erra sai do jogo? Não é isso que precisamos enfatizar. Quem erra, volta e tenta outra vez. E outra e mais outra e mais outra, até conseguir.

Inspire-se:

http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jogos-olimpicos-inverno.htm

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm

http://pre.univesp.br/olimpiadas-modernas#.V7NaCOmG7J8

http://visforvintage.net/2012/08/03/olympics-sportswear-a-complete-history/

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br

http://www.significados.com.br/simbolo-das-olimpiadas/

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/os-doze-trabalhos-de-hercules/

Share
Share