Programa de Bolsa-Auxílio

O Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol foi criado em agosto de 2002, com o intuito de apoiar profissionais de creches que estavam estudando ou desejavam aprofundar sua formação em Educação Infantil e para incentivar a volta aos estudos daqueles que ainda não possuíam o nível de formação exigido pela legislação vigente.

Esse apoio se deu de duas formas:

1) por meio de uma ajuda de custo mensal, nos meses letivos. A bolsa-auxílio ajudaria, assim, a complementar o orçamento dos estudantes.

2) por meio do acompanhamento dos bolsistas, a fim de oferecer orientação tanto no que diz respeito à escolha do curso, quanto a ajudar a localizar e superar as dificuldades de progresso escolar.

Em 2011 o Programa de bolsa-auxílio reviu sua formatação e introduziu uma rotina de comunicação semanal por celular com as(os) bolsistas, via SMS. Esse novo jeito de funcionar teve como objetivo promover a troca de informações e experiências entre o grupo.

Veja a lista completa das(os) bolsistas que participaram do programa. 

O Programa de bolsa-auxílio financiou 192 bolsas e 150 participantes. Foram 139 bolsistas que obtiveram sucesso e se formaram, alcançando a qualificação exigida e, com isso, podendo permanecer trabalhando com crianças nas creches. 51 bolsistas foram canceladas por questões diversas: terem saído da creche, pedido de demissão (ou foram demitidos), pararam de estudar, desistiram da bolsa, tiveram uma avaliação ruim, falta de comunicação com a coordenadora do programa, falta de entrega de documentos ou reprovação no curso.

Nove bolsistas continuaram estudando além do exigido pela legislação, para exercer seu cargo na creche e, com isso, mostrando o prazer de estudar, de se aperfeiçoar. Foram além das nossas expectativas.

Vinte bolsistas ascenderam na carreira, foram até mais do que esperávamos. Veja aqui, a lista desses profissionais que passaram por uma progressão de carreira e mudaram de posição nas creches por causa do grau de escolaridade que obtiveram com a ajuda da bolsa auxílio.

O Encontro do Programa de bolsa-auxílio era a fase final de seleção para a aprovação dos candidatos como novos bolsistas. Foram 9 encontros, de 2002 a 2013. Nossas expectativas eram conhecer pessoalmente os candidatos, reencontrar os bolsistas atuais e principalmente acompanhar de perto o desenvolvimento desses bolsistas na faculdade e no curso escolhido. Durante todos os encontros os bolsistas nos davam um retorno sobre o curso, equipe de professores e o espaço físico da instituição que estavam matriculados. A grande maioria mostrava uma dificuldade nas disciplinas de Português, Matemática, TI, e na questão do gerenciamento de tempo para driblar trabalho, filhos e casa.

Na faculdade recebiam uma nota satisfatória, ou seja, o problema não era com o suporte e aula dos professores mas com eles próprios: superação no uso da tecnologia e no estudo para passarem para o próximo ano.

Nesses encontros, obtínhamos também um retorno com relação ao nosso programa. Por unanimidade, o acompanhamento e ajuda financeira proporcionada pelo Instituto era reconhecido e agradecido. Muitos falavam que não teriam a capacidade de estudar ou de finalizar um curso sem a ajuda do Instituto. Ficávamos muito felizes com o retorno. Poucas bolsas no dia do Encontro eram suspensas ou canceladas. A não participação no programa acontecia por terem uma frequência baixa ou não terem passado em uma determinada disciplina.

Abaixo, um pouco sobre os Encontros de bolsistas do Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol realizados de setembro de 2002 a março de 2013.

I Encontro de bolsistas

No dia 24 de setembro de 2002, na sede da ASA, aconteceu o I Encontro do Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol, com a participação de bolsistas selecionadas, diretoria executiva da ASA, administradoras e coordenadoras pedagógicas das creches. Estiveram presentes 38 pessoas.
O encontro, iniciativa do Instituto Girassol, foi realizado pela equipe do Projeto Cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA.
Nesse dia, foram apresentados os objetivos do Programa, o regulamento para se tornar bolsista, o formulário de inscrição e a lista de documentos necessários para o ingresso no Programa.

veja o convite do encontro

veja a lista de participantes

veja a programação do encontro

veja o regulamento do programa

veja o formulário de inscrição

II Encontro de bolsistas

No dia 18 de março de 2003, realizamos o II Encontro do Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol, na sede da ASA. Contamos com a presença das bolsistas selecionadas, bolsistas formandas, Diretoria Executiva da ASA, administradoras e coordenadoras pedagógicas das creches.
Esse encontro, iniciativa do Instituto Girassol, foi realizado pela equipe do Projeto Cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA.
A abertura do encontro foi feita pela presidente da ASA, Maria Inês de Paula Eduardo. Em seguida, a coordenadora do Projeto Cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA, Maria Lucia de A. Machado, falou sobre a Educação Infantil: contexto legal e exigências contemporâneas. Após essa fala, Vera Maria Rodrigues Alves, coordenadora geral dos CEIs da ASA, apresentou o levantamento de dados sobre escolaridade dos profissionais dos CEIs da ASA. Por fim, Maria Cecília Pereira Leite, coordenadora geral do Instituto Girassol, apresentou o Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol: finalidades, objetivos e regulamento e entregou para as formandas o certificado e um presente.

 veja o convite do encontro

veja a lista de participantes

veja a programação do encontro

veja o regulamento do programa

veja algumas fotos

veja o certificado de outorga

III Encontro de bolsistas

O III Encontro de bolsistas do Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol aconteceu na sede do Instituto Girassol, no dia 28 de março de 2009, e foi a primeira oportunidade de um encontro exclusivo entre bolsistas e Instituto Girassol. Estiveram presentes 14 bolsistas, profissionais das creches da ASA.

Esse encontro teve como objetivos: aproximar os bolsistas do Instituto, colher dados sobre o nível de satisfação do bolsista com relação ao curso e aos conteúdos trabalhados, conhecer as dificuldades que enfrentam para estudar e avaliar o impacto do Programa na atuação profissional e no desenvolvimento pessoal do bolsista.

Fizemos a leitura do regulamento do Programa, resolvemos questões de ordem prática, de envio e recebimento dos cheques e recibos de cada creche, decidimos que a comunicação conosco passaria a ser feita por e-mail e que cada um teria seu endereço. Depois foi proposta uma reflexão sobre os conteúdos dos cursos, as dificuldades encontradas pelos bolsistas e as possíveis soluções para sanar essas dificuldades.

veja o convite do encontro

veja a lista de participantes

veja a programação do encontro

veja regulamento do programa

veja algumas fotos

veja depoimentos de participantes

veja resultado questionário e avaliação

IV Encontro de bolsistas

O Programa de bolsa auxílio do Instituto Girassol realizou no dia 25 de setembro de 2010 seu IV Encontro.
Os objetivos desse Encontro foram:

  • o acompanhar o andamento da formação acadêmica das profissionais das creches
  • o criar oportunidades de reflexão
  • o possibilitar a interação dos bolsistas entre si e com o Instituto Girassol

A realização do Encontro foi bastante significativa por ser das poucas atividades de contato pessoal dos bolsistas com o Instituto Girassol e a coordenação do Programa.
Foi um dia inteiro de atividades orais, escritas, individuais e em grupo. Todos os convidados estiveram presentes.

veja o convite do encontro

veja a lista de participantes

veja a programação do encontro

veja o regulamento do programa

veja algumas fotos

veja depoimentos de participantes

veja resultado questionário e avaliação

V Encontro de bolsistas

O V Encontro do Programa de bolsa-auxílio se realizou no dia 2 de outubro de 2010, na sede do Instituto Girassol.
Os objetivos desse encontro foram:
• conhecimento recíproco
• cumprir a última etapa da seleção de novos bolsistas
Compareceram ao encontro 16 candidatas e 3 não puderam vir. Para elas, foi feita uma reunião dia 8 de outubro.
Fizemos a leitura do Regulamento e todos os itens foram explicados. Seguindo a programação, as candidatas preencheram os questionários e as fichas de avaliação. Antes do encerramento, fizemos uma sintética avaliação oral. Cada pessoa resumiu em uma palavra o que tinha achado do Encontro. As palavras foram: superação, responsabilidade, valorização profissional, desafio, companheirismo, troca de experiências, vínculo, aprendizado, conhecimento, informação, ampliação, apoio, incentivo e agradável.

veja o convite do encontro

veja a lista de participantes

veja a programação do encontro

veja o regulamento do programa

veja algumas fotos

veja depoimentos de participantes

veja resultado questionário e avaliação

VI Encontro de bolsistas

O Programa de bolsa-auxílio teve uma pausa no processo de inscrição e seleção de bolsistas no início de 2011, em função da transição na coordenação do Programa. Com a nova coordenação no Programa, revimos o regulamento e encaminhamos um novo processo de seleção de bolsistas.

O VI Encontro se realizou em 27/08/2011. Juntamente com todas as creches da ASA e da Aliança de Misericórdia, a Associação Amurt-Amurtel Ananda Marga passou a participar do Programa com a creche Universo Infantil. Pela primeira vez convidamos, além das candidatas, as bolsistas já em curso e as bolsistas formadas.

Nesse dia, comunicamos o reajuste no valor da bolsa, explicando a forma como foi calculada: levamos em consideração o índice da inflação, o valor atualizado de um lanche e o valor do bilhete único. A novidade foi que somamos a esses itens o valor do serviço de torpedo (SMS) disponível para celular.

A finalidade dessa medida foi assegurar que todas pudessem receber os SMS, que enviaríamos semanalmente. Os objetivos dessa estratégia foram:

  • estreitar o relacionamento de confiança entre o Instituto Girassol e as bolsistas;

  • estimular o progresso acadêmico;

  • passar conteúdo significativo relativo à Educação Infantil;

  • marcar o início de uma nova fase do Programa agora sob minha coordenação.

veja a lista de participantes

veja algumas fotos

veja depoimentos de participantes

veja a programação do encontro

veja resultado questionário e avaliação

VII Encontro de Bolsistas

Em 2012, expandimos o programa para atender profissionais de três outras creches da Associação Amurt-Amurtel Ananda Marga: Jardim Ecológico Guarapiranga I, Jardim Ecológico Guarapiranga II e Lar de Crianças. O programa começou a trabalhar com 10 creches. Durante o encontro escutamos que as candidatas têm interesse em estudar para terem mais conhecimento na área de educação infantil. Constatamos que 100% das candidatas estão satisfeitas com a faculdade, professores e disciplinas, mas a maioria enfrenta dificuldades nas aulas. Quase todas reclamaram da falta de tempo para estudar. Todas disseram que, após começarem a estudar, sentiram diferença no desenvolvimento do trabalho nas creches, na positiva mudança no relacionamento com suas colegas, e têm mais conteúdo para discutirem o dia a dia com os pais das crianças.

O retorno dos participantes mostra que era importante nos reunirmos para que houvesse troca e para que todas se conhecessem. O programa era valorizado, não só pela ajuda de custo mas também pelo incentivo emocional e apoio que ele dava.

veja a lista de participantes

veja a foto do grupo

veja depoimentos de participantes

veja a programação do encontro

veja resultado questionário e avaliação

VIII Encontro de Bolsistas

Para esse encontro, convidamos as candidatas, as bolsistas atuais, as bolsistas formadas e a equipe do Instituto Girassol. As participantes pareciam estar mais à vontade pois a maioria já conhecia o Instituto e também já se conheciam de encontros anteriores. Todas as presentes eram mulheres, de 25 a 50 anos de idade, 3 já eram avós. São mulheres simples e lutadoras, da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo. Na avaliação preenchida por todas no final do evento, todas mostraram satisfação por terem participado e compartilhado o dia com o grupo.

veja a lista de participantes

veja a foto do grupo

veja depoimentos de participantes

veja a programação do encontro

veja resultado questionário e avaliação

IX Encontro de Bolsistas

A partir de 2013, tivemos bolsistas de 7 creches: Santo Agostinho, São Francisco, Santa Helena, Jd. Guarapiranga I, Jd. Guarapiranga II, Lar de Crianças e Misericórdia I. Candidatos, bolsistas atuais e bolsistas formadas participaram do encontro. Não tivemos só professores, auxiliares de berçários e coordenadoras pedagógicas, mas também a equipe de apoio, o que mostrou o interesse deles de se desenvolverem profissionalmente independente da função que ocupavam. No encontro, decidimos ter representantes do Instituto Girassol em todos os CEIs para nos ajudarem a divulgar as ações realizadas pelo Instituto e também para serem porta vozes dos profissionais das creches.

veja a lista de participantes

veja a foto do grupo

veja depoimentos de participantes

veja a programação do encontro

veja resultado questionário e avaliação

Fizemos uma pesquisa* com 15 faculdades para analisar os cursos de Pedagogia. As faculdades foram escolhidas de acordo com as que os bolsistas historicamente frequentavam mas também incluímos as faculdades mais populares da cidade de São Paulo. O mesmo foi feito para 10 faculdades que ofereciam o curso de especialização em Educação Infantil. Leia AQUI sobre a pesquisa*

*Dez.2012.

CONHEÇA E APRENDA COM OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DAS BOLSISTAS FORMADAS: 

 

Veja aqui o resumo do programa, com fotos e gráficos

Veja aqui o regulamento do programa

Para acompanhar o sucesso do programa, veja a escolaridade dos profissionais das creches em 2001 vs. a escolaridade dos profissionais das creches em 2014