Programa Interações Improváveis

O Programa Interações Improváveis do Instituto Girassol, com início em outubro de 2012, é uma via de formação de profissionais de Educação Infantil que explora temas e estratégias pouco utilizadas nas creches. O impacto, causado pelas interações resultantes, marca os envolvidos de modo a ampliarem significativamente formas de pensar e agir no cotidiano com bebês e crianças pequenas.

OBJETIVO

Provocar interações que pouco provavelmente aconteceriam espontaneamente, para refletir sobre questões pertinentes ao trabalho pedagógico na creche. 

METODOLOGIA

  • Trazer, para o universo real da creche, profissionais que trabalham com temas aparentemente distantes do cotidiano dos profissionais de Educação Infantil.
  • Juntar pessoas que teriam pouca possibilidade de se encontrar em situações pouco usuais.
  • Provocar um debate participativo e produtivo.
  • Contar com a presença de especialistas convidados e de todos os profissionais das creches, sem distinção de função.

 

PASSOS

  • Identificar e selecionar temas específicos não abordados pelos cursos de formação.
  • Localizar profissionais/especialistas das mais diferentes procedências e áreas.
  • Definir ações de formação: formato e conteúdo.
  • Organizar previamente as ações: entrar em contato com os profissionais e as creches, definir o cronograma, as estratégias, a programação, o roteiro de apoio para orientar o debate, preparar espaço, material e ficha de avaliação individual.
  • Coordenar as ações nas datas combinadas e período estabelecido. Garantir a participação de todos.
  • Acompanhamento posterior: avaliação.

 

VERDE QUE TE QUERO VER e...COMER, novembro 2017

Sabemos que o “VERDE” é importante para a nossa vida, mas será que a todo o momento temos plena consciência do quanto dependemos dele para viver? Quais são as nossas atitudes no dia a dia que ajudam a preservá-lo? Sempre podemos e devemos fazer mais para cuidar do planeta!

Cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos. Um dos gestos de cuidado conosco está relacionada àquilo que comemos. E o quanto estamos comendo de “verde”? Você já ouviu falar de PANCs (plantas alimentícias não convencionais)?

Esses foram os assuntos tratados nos encontros da VIII edição do programa Interações Improváveis que aconteceu entre os meses de agosto a outubro de 2017 nas creches apoiadas pelo Instituto Girassol.

Para conhecer veja:

Apresentação da especialista convidada

Caderno de receitas

Fotos dos encontros

Frequência aos encontros

Justificativa das ausências

Lista de todos os presentes

Resultado das avaliações

Depoimentos

Respostas às perguntas não feitas durante encontro

Apresentação final

QUEM CANTA, novembro 2015

.... os males espanta! E assim nos reunimos nas creches e levamos a música de Dorival Caymmi para as creches. O canto e instrumentos musicais simples de serem feitos: ocean, chocalho e tambor completaram a alegria do encontro junto com o teclado do especialista que relatou a história da música brasileira. A voz é a principal ferramenta do professor, podemos cantar e nos salvar com a música e o canto, é a mais natural forma de expressão. Os profissionais se aqueceram: a voz e o corpo, entenderam sobre a melhor postura para soltar a voz, e como se alimentar para poupar a voz. O resultado final foi um melhor entendimento e respeito pelas músicas de Caymmi e por que não compartilhar esse estilo de música com as crianças?

   veja o resultado das avaliações dos participantes

  veja os depoimentos dos participantes

   veja a lista de presença

   veja a frequência do encontro

   veja a apresentação final 

  veja as fotos do encontro

 

ÁGUA DE BEBEr, abril 2015

A falta de chuva na cidade de São Paulo despertou a consciência de que temos que economizar água, por que ela faltou em vários bairros da cidade de São Paulo. O brasileiro, o paulista mais uma vez não se preveniu por não ler ou receber informações sobre o que estava acontecendo na sua cidade. E o que acontece em outros países com relação ao racionamento de água, como podemos mudar esse cenário de falta de água, como podemos economizar no dia a dia? Essas questões foram todas levantadas e explicadas nas creches através de uma apresentação PP e da fala da especialista. A melhor forma de sentirmos na pele a falta de água foi ficarmos sem beber água durante as 4 horas do encontro. Para muitos não foi fácil mas valeu o sacrifício.

   veja o resultado das avaliações dos participantes

   veja os depoimentos dos participantes

   veja a lista de presença

   veja a frequência do encontro

   veja a apresentação do encontro

   veja a apresentação final 

  veja as fotos do encontro

 

 VEM E VAI, setembro 2014

Nesse encontro trouxemos uma especialista para relembrar a origem e cada um na creche. Falamos sobre direitos humanos, respeito à cultura local, não focamos em raça, religião, mas no movimento de ir e vir das pessoas. Foi interessante pois conseguimos acabar com o preconceito que talvez existisse nas creches por não sabermos da história de cada um. Para esse encontro, levamos vários mapas do Brasil, com os nomes dos estados e cidades para eles próprios se localizarem e o que sua cidade te lembra? qual o cheiro que ela tem? a música que lá toca? Vc com seu amor, com sua família, com seus amigos... foi uma deliciosa e rica sessão nostalgia.

   veja o resultado das avaliações dos participantes

   veja os depoimentos dos participantes

   veja a lista de presença   

   veja a apresentação final 

 

FUTEBOL É PARA TODOS, abril 2014 

O programa interações improváveis além de levar um assunto que fuja do trivial para os profissionais das creches leva também sob um outro ângulo assuntos que são falados nas mídias. A copa do mundo no Brasil fez com que pudéssemos falar sobre a história do futebol, chutássemos a bola uns para os outros, na sala, mesmo que rapidamente durante a apresentação de cada um, respondêssemos um Quiz, assistíssemos um documentário sobre Pelé e aprendêssemos sobre a geografia, arte, a musica no futebol e é claro sobre as Copas do Mundo pelo mundo e no Brasil. Deu até para os que não se dizem apaixonados pelo futebol aprenderem e saírem gostando do esporte.

    veja o resultado das avaliações dos participantes

    veja os depoimentos dos participantes

    veja a lista de presença

   veja a apresentação final 

 

VESTIDO DE LAERTE, novembro 2013

Esse foi o 3o encontro e o 2o que projetamos um documentário. Trouxemos um assunto que na época estava sendo falado bastante na mídia, transgênero; pessoa que quer mudar de gênero, através de roupas e atitudes. Para que todos pudessem entender de uma forma clara como classificar as orientações sexuais trouxemos uma especialista da área da saúde, uma psicóloga. O documentário Vestido de Laerte não tem mais do que 30 minutos. Nesse encontro tivemos também uma apresentação power point, montada pela especialista para que todas as dúvidas fossem sanadas. Foi um encontro que pedimos uma concentração maior de todos. A sociedade hoje divulga mais abertamente temas relacionados à gênero, sexualidade e a família moderna mas pouco se sabia sobre não só jovens e adultos mas também crianças que passam a ter dúvidas com relação ao seu gênero e papel na sociedade.

    veja o resultado das avaliações dos participantes

    veja os depoimentos dos participantes

    veja a lista de presença

   veja a apresentação final 

 

FIQUE BEM NA FOTO, maio 2013

O nome do programa faz com que a equipe do Instituto Girassol desenvolva encontros improváveis e diferente do anterior. Fique bem na Foto proporcionou uma interação maior entre os profissionais das creches. Para esse encontro, além do que foi levado no 1o encontro: pastas, canetas, papel craft, caneta piloto e projetor, levamos também máquinas fotográficas para que todos pudessem experimentar fotografar usando uma máquina fotográfica digital. O exercício prático, foi importante para eles exercerem o que tinha sido falado na apresentação teórica. A avaliação, feita pela especialista depois da atividade fez com que finalizássemos o encontro de uma forma bem “redonda”. Todos conheceram a história da fotografia, aprenderam a mexer em uma máquina fotográfica e entenderam os erros e acertos de cada foto tirada. Esperamos que a documentação visual ganhe espaço possa mostrar para pais, crianças e professores o que realmente se passa no espaço da creche.

   veja o resultado das avaliações dos participantes

   veja os depoimentos dos participantes

   veja a lista de presença 

   veja a apresentação final

 

LEITE E FERRO, outubro 2012

As preparações para cada evento do Instituto Girassol geram sempre uma ansiedade. Esse não foi diferente. Estaríamos pela primeira vez nas creches apresentando um tema relacionado ao cotidiano das profissionais mas que talvez não tivesse sido nunca conversado abertamente entre elas. O objetivo era focar em educação infantil: mães, bebês, crianças, a separação das crianças de suas mães, uma realidade difícil e um assunto complexo.

Dias antes do encontro, a coordenadora separou e pegou todos os equipamentos: papel craft, caneta piloto, o projetor, caneta ortográfica e as pastas que foram entregues aos participantes. A agenda estava estudada e pronta para ser seguida. Os dias de todos os encontros começavam com a montagem dos equipamentos, organização da sala, e um café da manhã. Em seguida, apresentávamos o Instituto, a Claudia Priscilla e Lorena Delia (diretoras do documentário) e projetávamos o documentário. No final da sessão estávamos sempre muito sensibilizadas com a história mas o mais desafiador era conversarmos abertamente sobre esse tema com todos. Acredito que todos crescemos não só ouvindo os depoimentos dos colegas mas também abrindo o coração para todos.

    veja o resultado das avaliações dos participantes

    veja os depoimentos dos participantes

    veja a lista de presença 

    veja a apresentação final

 

Veja a participação de todos os encontros realizados

Veja o gráfico com a frequência da participação por creche por encontro realizado