Projeto Mobiliário para Creches

 

PROJETO MOBILIÁRIO PARA AS CRECHES

O Projeto Mobiliário para Creches compreende os Projetos: Mobiliário para Creches da ASA e Mobiliário para Nova Creche do Moinho

Mobiliário para Creches da ASA

 1 - JUSTIFICATIVA - O projeto Mobiliário para as creches da ASA teve seu início com uma encomenda feita pela coordenação do Projeto cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA (projeto realizado nas creches da Associação Santo Agostinho – ASA no período de 2001 a 2009, uma parceria que envolveu Fundação Carlos Chagas, Instituto Girassol e Associação Santo Agostinho) ao designer José Machado, no início do ano de 2002 (esse profissional permaneceu até o final do projeto). A esse profissional, associou-se Luan Kehl Villas Bôas, o qual permaneceu no Projeto até setembro de 2004.

A hipótese que orientou essa solicitação foi a de que não havia, disponível no mercado voltado ao mobiliário escolar, uma linha de produtos desenhados para creches ou instituições de Educação Infantil que recebessem crianças desde bebês.

 2 - LEVANTAMENTO DE DADOS - A pesquisa de campo inicial foi desenvolvida para identificar demandas de crianças e profissionais nas oito creches da ASA e compreendeu estágios de observação, registros fotográficos, elaboração e aplicação de questionários, entrevistas com administradoras, coordenadoras pedagógicas e profissionais das oito creches e reuniões com a diretoria da ASA. A finalidade era a de identificar as tendências, os consensos, as divergências entre participantes do dia a dia das creches e a direção. Teve também o foco em buscar subsídios em temas inexplorados tanto na produção teórica quanto na legislação e na produção industrial e comercial. Veja o que foi constatado nesse levantamento.

Foi feita, também, uma pesquisa bibliográfica sobre a normatização técnica (ABNT), publicações, sites e vídeos, lojas e feiras de brinquedos e de mobiliário infantil. Veja o que essa pesquisa indicou. 

3 - DELIMITANDO O CONCEITO - Após esses passos, o Projeto Mobiliário para Creches (Machado e Villas Bôas, 2002) foi concebido visando:

  • Atender a requisitos básicos estabelecidos pelo projeto.
  • Atender a requisitos básicos relativos à legislação, segurança e ergonomia.
  • Desenvolver uma proposta de linguagem visual que se evidenciasse em todos os produtos.
  • Estimular a curiosidade, a ludicidade e a criatividade das crianças com cores e formas.
  • Procurar trazer mais vida aos ambientes, por meio das formas inspiradas em elementos da natureza e da escolha de acabamento em cores vivas.
  • Atender às necessidades de bebês, crianças pequenas e profissionais das creches, nos ambientes em que estão inseridos.
  • Traduzir a política de atendimento da ASA e seu projeto pedagógico em uma linguagem visual homogênea e coerente para as oito creches e, ainda, incorporar a contribuição do design e do designer ao campo da educação infantil.

 Outra decisão a ser tomada dizia respeito ao tipo de madeira a ser utilizado. Foi então que o MDF foi escolhido. A durabilidade, o baixo impacto ambiental, o peso (ser pesado e resistente), o baixo desperdício, a facilidade de transformação do material, foram argumentos que definiram essa escolha.

À etapa de levantamento de dados seguiu-se a da definição conceitual do estilo de desenho a ser adotado e de quais peças seriam produzidas.

 4 - DESENHANDO E DETALHANDO -  

Proposta Inicial

As peças idealizadas inicialmente foram: portãozinho, mesa e cadeira infantis, cadeirão, estante, trocador, berço, mesa e cadeira adulto, armário de funcionários, espelho, quadro de avisos, corrimão, faixa varal, cabideiro e brinquedão de classe.

Também foram projetados, mas não produzidos:

  • palco lousa – essa peça foi sugerida pelo fato de em uma das creches ter um palco improvisado que ficava apoiado na parede enquanto não era usado. Pensou-se então em um palco que fosse preso no chão e que, em desuso, ficasse em pé apoiado na parede e seu fundo teria uma lousa para avisos e desenhos. No caso de eventos em que fosse necessário utilizá-lo bastaria abaixar.
  • brinquedão de pátio – peça que mais exigiu trabalho. Ele pode ser colocado em áreas abertas, pois será confeccionado somente em madeira maciça e sua estrutura será de ferro pintado. Essa peça conta com um escorregador largo, uma escada com corrimão, um balanço que fornece bastante segurança às crianças, um trepa-trepa com barras torcidas e também um andar a 1,50 m do chão para as crianças brincarem.
  • prateleira – pequenos módulos-estantes que podem assumir diversas funções dentro de qualquer ambiente. Podem ser pendurados na parede ou também empilhados no chão.

  1ª Etapa de Produção

             As peças que foram desenhadas, detalhadas e produzidas na primeira etapa foram:

 2ª Etapa de Produção

Após a entrega e instalações das peças produzidas, surgiram outras demandas: 

5 - PROTÓTIPOS, PRODUÇÃO E TESTAGEM - A seguir passou-se ao detalhamento do desenho técnico para a produção de protótipos. Definidos os desenhos, iniciou-se a fase de produção dos protótipos. Cada creche recebeu um modelo por um período pré-definido.

A fase de testagem dos protótipos foi extremamente necessária e fundamental para o desenvolvimento das peças definitivas. Todos os profissionais das creches participaram e opinaram, criando-se uma atmosfera de empolgação e expectativa sobre a chegada das peças definitivas. Veja as fotos e a tabela com as alterações necessárias.

Após a testagem dos protótipos algumas alterações se fizeram necessárias nas seguintes peças: trocador, berço, mesas e cadeiras das crianças, cadeirão. Essas peças foram novamente testadas nas creches antes de entrar em produção e serem entregues.

 6 - ENCOMENDA FINAL: ESTUDO DE QUANTIDADES - Antes de iniciar a produção foi feito um estudo sobre a quantidade necessária de cada peça para cada espaço e cada creche (ver tabela) e uma distribuição dos móveis pelas salas nas plantas.

 7 - PRODUÇÃO, ENTREGA, INSTALAÇÃO, LOGÍSTICA - O processo de produção precisou ser acompanhado de perto pelos pesquisadores, para que ocorresse da maneira mais prática possível. Foi necessário pensar na forma como as placas de MDF seriam armazenadas, elaborar os moldes, definir as etapas da produção (veja fotos).

Após a produção seguiu-se um estudo da entrega e instalação das peças (veja fotos).

Veja a tabela com o total de peças produzidas, entregues e instaladas.

  8 - ACOMPANHAMENTO, MANUTENÇÃO E MANUAL - O trabalho de acompanhamento da performance do mobiliário implicou em desenvolver a capacidade de ouvir as demandas, argumentar e convencer as pessoas quando não eram procedentes. Após cada rodada de visitas em todas as creches, os dados eram tabulados, as questões eram sistematizadas em relatórios, e discutidas em seminários técnicos. Veja os roteiros que foram desenvolvidos para esse acompanhamento em setembro de 2003maio de 2007 e agosto de 2008.

 9 – BRINQUEDOS PARA ÁREAS EXTERNAS DAS CRECHES DA ASA - Uma das propostas do Projeto cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA era fazer com que os espaços externos das creches fossem mais utilizados pelas crianças. Esses espaços permitem a realização de atividades espontâneas, promovem a interação de crianças de faixas etárias diferentes e a realização de atividades estruturadas pelos professores.

Em uma primeira etapa foram tomadas as seguintes medidas:

  • Retirada dos brinquedos de pátio que estavam estragados e/ou eram perigosos para as crianças.
  • Incentivo à aquisição de pneus usados para as brincadeiras das crianças.
  • Construção de tanques de areia.
  • Compra de cordas, bolas e escadas de corda.

Em 2004 foi feita uma sondagem com os profissionais das creches visando coletar informações sobre os brinquedos de pátio existentes e de como era o uso das áreas externas pelas crianças.

As conclusões foram as seguintes:

  • Seria impossível ter um modelo único, pois cada creche tem um espaço externo diferente.
  • A produção desse tipo de brinquedo exigia uma firma especializada.

Veja como eram os pátios das creches.

Foi escolhida a LAO Engenharia Sustentável. Essa empresa produzia equipamentos indicados para o uso de crianças maiores de 6 anos, portanto foram selecionados itens que poderiam ser fabricados com altura inferior, adequadas às crianças menores.

Foi feito um minucioso estudo sobre a planta de cada creche para definir os locais onde poderiam ser instalados os brinquedos e quais modelos seriam adequados. Foram escolhidos 7 tipos diferentes de brinquedos, com o intuito de proporcionar momentos em que as crianças pudessem:

  • Exercitar sua força, destreza e agilidade
  • Balançar
  • Escalar
  • Escorregar
  • Equilibrar
  • Ficar em uma altura superior à do adulto

Procurou-se usar materiais duradouros, com produção de baixo impacto ambiental e de procedência certificada.

Em algumas creches foi necessário recobrir o piso com placas de EVA para garantir a segurança das crianças.

Veja a tabela com a quantidade e modelo de brinquedos por creche.

Veja com ficaram os pátios após a instalação dos brinquedos.

 10 - PROJETO SOBRA DE MADEIRAS - Outra fase do Projeto, foi para pensar e formas de utilizar as sobras e rebarbas das placas de MDF utilizadas na produção dos móveis. Para isso foi necessário organizar, classificar e quantificar as sobras de MDF; estudar o melhor aproveitamento possível das sobras e criar uma linha de brinquedos que se encaixem, possibilitando diversas maneiras de brincadeiras com esses materiais. Veja as fotos

Foram criados os seguintes conjuntos de brinquedos:

  • Circlos – produzidas com as sobras de MDF que saíram das laterais das estantes, berços e trocadores. São módulos que compõem trilhas e circuitos no chão. Foram feitos de MDF natural possibilitando que as crianças pudessem pintá-los.
  • Bixos – são 10 cabeças e 10 corpos que juntos formam até 100 combinações diferentes de bichos inexistentes no mundo real.
  • Blocos – são sobras de diversas chapas que foram cortadas em tamanhos e formas diversas. Permitem que as crianças montem prédios, cidades, caminhos...

 

PROJETO MOBILIÁRIO PARA A NOVA CRECHE DO MOINHO

O histórico de parceria entre o Instituto Girassol e a Aliança de Misericórdia iniciou com o Projeto Mobiliário para Creches do Moinho e Misericórdia I. Os primeiros contatos ocorreram em setembro de 2008 e a entrega final dos móveis foi em fevereiro de 2010. No segundo semestre de 2010, os profissionais das creches da Aliança de Misericórdia passaram a participar dos Programas de Bolsa auxílio e Formação Cultural.

Os móveis foram doados para a Creche São Miguel Arcanjo, que na época estava localizada à Rua Dr. Elias Chaves sem número (veja fotos). No entanto essa creche precisou ser desativada em setembro de 2010 em decorrência de problemas estruturais no prédio.

Esse imprevisto fez com que o Instituto Girassol retirasse os móveis da creche em julho de 2011, mas se comprometeu em equipar a nova creche.

Diante da dificuldade de reformar o antigo prédio, a Aliança de Misericórdia decidiu sua transferência para um novo imóvel situado à Alameda Eduardo Prado, 108. Esse imóvel fica próximo à antiga creche e, portanto, permitiria a continuidade de atendimento às crianças da comunidade da Favela do Moinho.

O Instituto Girassol então se propôs a fazer a reforma do imóvel. O projeto foi realizado por José Machado e Fábio Bruschini, com a colaboração e participação da equipe de profissionais da Aliança de Misericórdia e Instituto Girassol. (veja o projeto final superior e térreo)

A fim de realizar esse projeto, foram feitas visitas a escolas de educação infantil e creches. Para realizar essas visitas foi elaborado o seguinte roteiro.

A reforma do prédio teve início em outubro de 2012. Fotos

Paralelamente, foram feitas reuniões no Instituto Girassol sobre o mobiliário para definição das peças que iram compor a linha e os materiais que seriam utilizados. No final foi feita a opção de compra de alguns itens da Metadil (mesa e cadeira infantil, mesa e cadeira adulto, banco adulto, berço, mesa e cadeira multiuso). Outros foram encomendados para um marceneiro (estantes, caixas, cabideiro para mochila, cadeirões e espelhos). Também foram adquiridos: puffs, prateleira para livros e caixas plásticas para guardar brinquedos. (veja as fotos)

No início de 2003 o Instituto Girassol entregou na nova creche os itens do mobiliário que foram previamente discutidos, em relação à quantidade e disposição nas salas, com a equipe da Aliança de Misericórdia.

A nova Creche do Moinho iniciou suas atividades no dia 19 de outubro de 2013. Fotos