Projeto Internet

PROJETO INTERNET: MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

Percebendo a importância de se fazer presente não só nas creches fisicamente mas, também, por meio da Internet, nos empenhamos já nos primeiros anos em utilizar ferramentas que pudessem facilitar a comunicação das equipes envolvidas entre si e com as creches. O e-mail foi nossa forma oficial de trabalho, considerando que era direito de todos ser informado e informar os colegas sobre o andamento do trabalho, de modo rápido e transparente. Nessa época as creches com as quais trabalhávamos sequer tinham computadores...

veja aqui o texto integral do projeto

A seguir apresentamos duas pesquisas que embasaram nosso trabalho atual

PESQUISA INTERNET NAS CRECHES DA ASA

 A pesquisa Internet nas creches da ASA foi desenvolvida como parte das ações do Projeto Cuidar/educar crianças pequenas nas creches da ASA, uma parceria que envolveu Fundação Carlos Chagas (FCC), Instituto Girassol (IG) e Associação Santo Agostinho (ASA), realizado nas creches da ASA, no período de 2001 a 2009. O propósito final desse Projeto foi o de aprimorar as formas de atendimento que promovam e assegurem o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, elaborando, implementando e acompanhando um programa de excelência em Educação Infantil.

Esta pesquisa foi realizada de novembro/08 a setembro/09 e a pesquisadora responsável foi Bruna Ribeiro, sob a coordenação de Maria Lucia de A. Machado.

A utilização da Internet como forma de comunicação pode ser considerada uma “revolução”. O uso e o aperfeiçoamento da Internet ocorrem em escalas e velocidades impressionantes. Este é um fenômeno irreversível na sociedade contemporânea. Este fato poderá levar a um novo tipo de exclusão: o analfabetismo digital. Como cada vez mais informações e serviços são oferecidos “online”, os que não tiverem acesso a essa tecnologia ficarão excluídos.

Pensando nesta questão o Instituto Girassol decidiu investir em mais uma frente de ação, visando fornecer subsídios para auxiliar o trabalho dos profissionais de Educação Infantil. Surge então a proposta de reestruturação do site do Instituto Girassol que teve por objetivo:

  • Informação sobre o trabalho desenvolvido pelo IG
  • Formação de profissionais da Educação Infantil

Para tal uma série de medidas foram postas em prática desde novembro de 2008:

Esta pesquisa tem por objetivo “buscar elementos para subsidiar o aprimoramento do site do Instituto Girassol nas suas funções informativa e formativa de profissionais de Educação Infantil”. Para tanto foram feitas entrevistas individuais para preenchimento de um questionário visando conhecer a utilização da internet pelos profissionais da ASA.

Esta pesquisa foi apresentada no VI COPEDI – Congresso Paulista de Educação Infantil. Veja aqui a apresentação e o  texto da pesquisa.

 

PESQUISA INTERNET COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO

Pesquisa realizada por Fernando Ramalho em 2012

APRESENTAÇÃO

Desde sua fundação, em 2001, o Instituto Girassol percebeu a importância de uma boa presença e atuação na internet.

Além disso, o Instituto tem como um de seus objetivos, desde sua fundação, o de promover o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos que visem ao aprimoramento da qualidade da educação das crianças de 0 a 6 anos.

Nesses mais de 10 anos, a evolução da internet e o aumento de possibilidades de uso da ferramenta, nos impulsiona para uma mudança na maneira em que o Instituto atua no universo.

OBJETIVOS

Definir e a implementar meios para facilitar:

  • a forma como o IG se apresenta na internet,
  • a maneira como i IG divulga as pesquisas e programas que realiza e
  • a comunicação e a interação dos participantes: pesquisadores e profissionais das creches nas quais o IG atua.

 

Para tanto, é preciso levar em conta algumas das características inerentes à ferramenta:

  • Diversidade de fontes de informação e comparação, tendo em vista a possibilidade de pesquisas em fontes variadas e o conhecimento de boas práticas em Educação Infantil no Brasil e no mundo.
  • Rapidez na disponibilização e atualização de conteúdos e nas respostas a novas demandas.
  • Relacionamento, mediante a aproximação de seu público alvo, com diálogo direto e sem barreiras ou intermediários.
  • Mensuração de resultados, diante da possibilidade de aferir a utilização da ferramenta pelos participantes dos projetos em desenvolvimento.

 

ETAPA 1 – DIAGNÓSTICO

  • Identificar, levantar dados e avaliar a situação atual dos mecanismos de comunicação do IG com seus públicos de interesse.
  • Extrair o melhor que a internet pode oferecer no tocante da comunicação e relacionamento, tendo como norteador as características e o perfil dos profissionais das creches.

 

ETAPA 2 – Traçar metas para melhorar o que já está em andamento. Acompanhar a implementação dessa etapa.

ETAPA 3 – propor outras formas para melhorar a atuação do IG na internet. A evolução que parece natural hoje é a de usar a internet como instrumento de informação e formação.

Veja os resultados da pesquisa